O que é e como funciona a Escrituração Contábil Fiscal

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O que é e como funciona a Escrituração Contábil Fiscal

A Escrituração Contábil Fiscal é um documento obrigatório crucial que as empresas devem preencher. Aqui, você descobrirá o que e como esse documento funciona. Confira!

Anteriormente, os proprietários de empresas tinham que apresentar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Entidades Jurídicas, a DIPJ. Porém, em 2014, a ECF – Escrituração Contábil Fiscal a substituiu.

Neste artigo, vamos cobrir tudo o que você precisa saber sobre a Escrituração Contábil Fiscal. Trata-se de um processo exigente e extenso, por isso leia este artigo até o fim para não se deparar com mal entendidos sobre o assunto.

Caso esse artigo seja do seu interesse, veja também os artigos abaixo:

O que é a Escrituração Contábil Fiscal?

Somente pessoas jurídicas devem apresentar a Escrituração Contábil Fiscal, um documento equivalente a uma declaração de Imposto de Renda. Trata-se de um documento detalhado que informa informações econômicas e fiscais às pessoas jurídicas, devendo ser apresentado anualmente. 

O que deve ser informado na Escrituração Contábil Fiscal?

Na ECF, geralmente são exigidas as seguintes informações da empresa: 

  • Dados sobre a abertura e identificação de uma empresa; 
  • As informações recuperadas da ECD;
  • Cálculo fiscal dos dados recuperados da ECD.
  • Informações também recuperadas da ECF anterior, quando houver;
  • O plano de contas e mapeamento;
  • Os saldos das contas e as referências;
  • Informações econômicas e informações gerais da empresa;
  • Livros em formatos eletrônicos de escrituração e apuração do IRPJ e da CSLL;
  • Cálculo do IRPJ e da CSLL e o lucro líquido – Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Demonstrativo do Livro Caixa;
  • Lucro Arbitrado;
  • Balanço patrimonial e a demonstração de resultados;
  • DEREX;
  • Encerramento do preenchimento e fechamento do arquivo.

Como funciona a Escrituração Contábil Fiscal?

Antes de completar o ECF, você deve primeiro completar a ECD (Escrituração Contábil Digital). A Receita Federal projetou a ECD e a ECF para serem concluídas através do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital. Este portal foi criado para digitalizar e simplificar o processo de envio de informações contábeis e fiscais para a Receita Federal. 

A ECF é uma obrigação auxiliar dentro do SPED e visa combinar informações contábeis e fiscais relacionadas ao cálculo do IRPJ e da CSLL. 

Quase todas as empresas devem completar e enviar a ECF – independentemente do tamanho ou da estrutura fiscal escolhida. Existem apenas três tipos de pessoas jurídicas que não são obrigadas a registrar o ECF anualmente, sendo elas entidades que estão sob o regime fiscal do Simples Nacional; órgãos públicos, autarquias e fundações públicas, assim como pessoas jurídicas inativas.

O ECF deve ser apresentado por qualquer entidade privada domiciliada no país, registrada ou não, com exceção das mencionadas acima, incluindo aquelas equivalentes a elas, suas subsidiárias, filiais e representações, que estejam sediadas no exterior. 

Uma ECF deve ser assinada digitalmente para ser validada. Portanto, a empresa deve ter um certificado digital credenciado.

Quer apresentar a sua Escrituração Contábil Fiscal sem erros no processo? Conte com o auxílio da Bpower!

Quando você tem uma empresa de contabilidade para lidar com as questões abordadas neste artigo, tudo se torna mais simples. Consequentemente, há uma grande quantidade de obrigações fiscais e contábeis a serem cumpridas. Quando você contorna o sistema, pode estar sujeito a sérias penalidades e danos financeiros. 

É fundamental consultar um contador e seguir sua orientação a fim de continuar operando em conformidade com as regras impostas. 

Conte com o BPO Financeiro da Power para satisfazer todas as suas necessidades empresariais, sejam de gestão financeira ou fiscal. Não perca tempo e entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo.

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