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Guia prático de como calcular e aumentar a margem de lucro do seu negócio
Seguindo o nosso guia, ficará mais fácil calcular e aumentar a margem de lucro de sua empresa
A margem de lucro é uma medida importante de quanto lucro você está obtendo com suas vendas. Ela lhe diz quanto dinheiro lhe resta depois de pagar o custo de produção e os outros custos associados ao funcionamento de seu negócio.
Ela não é útil apenas para monitorar seu desempenho como empresa; é também uma maneira de ver o quanto você está utilizando seus recursos de forma eficiente.
Mas como calcular a margem de lucro em sua empresa? Continue a leitura conosco e confira!
Leia também:
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- Relatórios financeiros: quais são e como fazê-los?
- Entendendo o balanço patrimonial e como ele pode ajudar você a tomar melhores decisões.
Afinal, o que é a margem de lucro?
A margem de lucro pode ser entendida como o percentual de lucro que uma empresa pode obter em cada produto vendido ou serviço prestado.
Desse modo, saber a sua margem é muito importante para identificar a rentabilidade de sua empresa, para entender quais produtos ou serviços são mais lucrativos para o seu negócio, o espaço que você tem para aumentar seus preços sem perder clientes, etc.
Porém, como calcular sua margem de lucro? Qual a margem ideal? Veja a seguir!
Como calcular a margem de lucro em sua empresa?
O primeiro passo é identificar o lucro bruto do seu negócio; ele consiste na diferença entre a receita obtida com a venda do produto ou serviço e o custo total para a sua produção ou realização.
Desse modo, se a sua empresa obteve uma receita de R$ 50 mil e o custo total de R$ 30 mil, o seu lucro bruto é de R$ 20 mil.
Agora que você já conhece o lucro bruto de sua empresa, basta dividi-lo por sua receita, e multiplicar o resultado por 100 para encontrar sua margem de lucro:
Margem de lucro = (lucro bruto / receitas totais) x 100
R$ 20 mil / R$ 50 mil) x 100 = 40%.
No exemplo acima, a situação de sua empresa parece bastante confortável. Entretanto, nem sempre as empresas apresentam uma margem satisfatória, o que pode acabar prejudicando a saúde financeira do negócio.
Regra geral, entende-se que a margem ideal para a empresas é:
- Comércio: 10% a 20%;
- Serviço: 20% a 30%;
- Indústria: 7% a 12%.
Portanto, se a sua empresa apresenta uma margem inferior a esses percentuais, é importante ficar atento e realizar medidas para aumentá-la. Conheça algumas dessas medidas a seguir!
Como melhorar a margem de lucro de sua empresa?
Existem muitas boas práticas que podem ser realizadas para aumentar sua margem, como:
- Realizar uma efetiva gestão de custos e despesas;
- Manter um efetivo controle do fluxo de caixa;
- Investir em boas estratégias de marketing para captar e fidelizar mais clientes;
- Manter preços competitivos e atrativos através de uma efetiva precificação de produtos e serviços;
- Contar com um suporte contábil especializado.
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