Índice
Aprenda como fazer a DRE para obter informações precisas para o seu planejamento de negócios
É de extrema importância saber como fazer a DRE para cuidar do planejamento financeiro de sua empresa. Leia o nosso artigo para saber mais
Saber como fazer a DRE é fundamental para cuidar da saúde financeira da sua empresa. Esse documento, além de obrigatório, fornece uma vasta gama de informações importantes.
Entre as atividades que compõem o rol da gestão financeira, o controle certamente está entre as mais estratégicas.
Ter uma ideia precisa sobre a situação de um negócio é indispensável para o processo decisório. Além disso, um acompanhamento eficiente permite fazê-lo com segurança.
Hoje, preparamos para você um conteúdo detalhado sobre como fazer a DRE. Explicaremos, também, como o seu empreendimento pode se beneficiar ainda mais dos dados contidos nela.
Preparado? Então venha com a gente e saiba tudo sobre o assunto!
O que é DRE?
A Demonstração de Resultado de Exercício consiste em um relatório contábil para analisar se as operações de uma determinada empresa geram lucro ou prejuízo.
Confeccionada com o Balanço Patrimonial, ela tem periodicidade anual. Apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão desobrigados de entregá-la.
Vale ressaltar que esse documento deverá ser sempre assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Para que serve a DRE?
Resumidamente, a DRE compara as informações referentes a receitas e despesas. Seu principal objetivo é verificar o resultado líquido de um negócio.
Essa análise de desempenho é extremamente importante para redução de custos e definição de estratégias.
A Receita Federal também utiliza os dados encontrados para confrontar informações referentes ao Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ).
Por fim, podemos citar que as instituições financeiras também se utilizam de informações provenientes da DRE para oferecer linhas de crédito a seus clientes pessoas jurídicas.
O que deve constar na DRE?
A DRE deverá conter, impreterivelmente, as seguintes informações:
- receita de vendas;
- deduções e impostos;
- receita líquida (diferença entre os dois primeiros itens);
- custos de venda;
- lucro bruto;
- despesas;
- lucro operacional (diferença entre lucro bruto e despesas);
- Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- receitas e despesas não operacionais;
- receitas e despesas financeiras;
- resultado do exercício.
BPOWER: realizando uma administração financeira de excelência para a sua empresa não sofrer penalidades e manter o equilíbrio financeiro
Para estar em dia com as suas obrigações e comprovar resultados, uma empresa deve apresentar, com certa periodicidade, as documentações obrigatórias.
Essa exigência não existe apenas por uma questão de conformidade. É a partir de relatórios recorrentes que o empreendedor consegue medir a efetividade de suas razões.
Assim sendo, é de vital importância saber exatamente como fazer a DRE. As informações deste demonstrativo são decisivas e determinantes para o sucesso.
Infelizmente, sabemos que nem todos detêm o conhecimento necessário para elaborar relatórios da maneira mais adequada.
E é para isso que a BPOWER está aqui!
Conte com a nossa equipe de contadores altamente capacitados e experientes para auxiliá-lo na elaboração de sua DRE e demais tarefas burocráticas.
Acesse o nosso site para saber mais sobre esse e outros assuntos, além de conhecer os benefícios de ser atendido pela BPOWER!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da BPower.
Nosso foco é auxiliar empresários e pequenos comércios que ainda não podem contar com um setor específico a terem uma administração financeira o mais profissional possível.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar o formulário de contato.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!