Índice
ROI Elucidado: Entenda a Importância e Aprenda a Calcular na sua Empresa!
Domine o ROI (Return on Investment) como o principal indicador para avaliar o sucesso dos seus investimentos e estratégias de negócios.
No mundo do empreendedorismo, entender e otimizar o ROI (Return on Investment) é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Afinal, ele é muito mais do que uma simples métrica; é uma ferramenta poderosa para avaliar a eficácia dos investimentos.
Neste artigo, exploraremos o que essa sigla significa, por que é importante e como calcular essa métrica vital para o crescimento sustentável de sua empresa.
Você também vai se interessar pelos assuntos:
O que é ROI e qual sua importância?
ROI é a sigla para Return on Investment, que significa Retorno sobre Investimento em português.
O retorno de investimentos é uma métrica financeira, que mede o quanto de lucro ou prejuízo uma empresa obteve em relação ao dinheiro investido em um projeto, campanha, ação ou qualquer outra iniciativa.
O ROI é importante porque ajuda a avaliar a eficiência e a rentabilidade de um investimento, além de comparar diferentes opções de investimento e tomar decisões mais assertivas.
Ele também permite acompanhar o desempenho de uma estratégia, ao longo do tempo, e identificar possíveis melhorias ou correções.
Como calcular o seu retorno de investimentos
O cálculo do Retorno de investimentos deve ser feito com a seguinte fórmula:
- ROI = (Lucro – Investimento / Investimento) x 100
Essa fórmula significa:
- Lucro é o valor que a empresa ganhou com o investimento, ou seja, a receita menos os custos e as despesas;
- Investimento é o valor que a empresa gastou para realizar o investimento, incluindo todos os recursos financeiros, materiais e humanos envolvidos.
O resultado desse cálculo é expresso em porcentagem, e quanto maior for, melhor será o retorno sobre o investimento.
Por exemplo, suponha que uma empresa investiu R$10.000 em uma campanha de marketing digital.
Após esse investimento, essa mesma empresa obteve uma receita de R$15.000 com as vendas geradas pela campanha.
O lucro da campanha foi de R$5.000 (R$15.000 – R$10.000). Logo, o retorno de investimentos da campanha foi de:
- ROI = (5000 – 10000 / 10000) x 100
- ROI = 0,5 x 100
- ROI = 50%
Portanto, no caso do exemplo acima, a empresa perdeu metade do valor investido na campanha, ou seja, teve um retorno negativo sobre o investimento.
Receba ajuda com esse cálculo e também com a gestão de sua empresa
Após o exemplo fornecido, é evidente que o ROI é crucial para avaliar investimentos, otimizando os recursos empresariais, com eficácia.
Porém, para isso acontecer, é preciso definir os objetivos, os indicadores e os prazos de cada investimento, além de monitorar os resultados e fazer os ajustes necessários.
Uma gestão contábil competente conseguirá te ajudar a calcular seu ROI. Para isso, conte com a BPower.
Somos uma equipe com gestão contábil altamente competente, que poderá te ajudar nos cálculos e na gestão do seu estabelecimento.
Portanto, não perca tempo. Entre em contato conosco, agora mesmo, e garanta o melhor retorno para seus investimentos.
QUERO CALCULAR O ROI DE MANEIRA CORRETA!