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Entenda como a OKR ajuda você a ter mais controle em sua empresa
OKR: saiba o que é e como esse método vai facilitar a gestão do seu empreendimento
Saber o que fazer (e como fazê-lo) é uma importante medida de progresso para qualquer negócio.
Contudo, medir o desempenho pode ser um desafio quando você ainda é novo ou não tem indicadores-chave de desempenho (KPIs) em vigor.
É por isso que muitas empresas usam objetivos e resultados chave (OKRs) para rastrear o sucesso e estratificar seu futuro de forma eficaz.
Revelamos nosso processo completo neste artigo – continue lendo!
O que são OKRs?
Os OKRs são uma técnica de gestão que ajuda as empresas no processo de acompanhamento do progresso das metas.
As metas de curto prazo, de alto nível, podem ser usadas para estabelecer um curso para o ano ou trimestre.
Dessa forma, os OKRs são uma estrutura de gerenciamento de desempenho baseada em objetivos quantificáveis, mensuráveis e em resultados-chave para rastrear o crescimento de sua empresa iniciante.
Eles lhe dão clareza sobre o que é mais importante para alcançar seu objetivo no próximo ano, enquanto o mantêm responsável em cada passo do caminho.
Com os OKRs, as organizações podem acompanhar os diferentes departamentos e membros da equipe, ao mesmo tempo em que identificam as áreas que precisam ser melhoradas.
Dito isso, aproveite para ler alguns artigos que vão ajudar você a ter uma gestão mais eficiente do seu negócio:
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Por que usar OKRs?
Em sua essência, os OKRs são uma ferramenta para ajudar a equipe a identificar e a atingir seus objetivos mais importantes.
Ao estabelecer e acompanhar os resultados-chave ao longo do ano, você verá um progresso visível à medida que trabalha em direção a seus objetivos mais importantes.
Dessa maneira, além de estabelecer metas, os OKRs também são eficazes para manter os membros da equipe responsáveis por métricas específicas, bem como para identificar áreas que precisam ser melhoradas.
Utilizando modelos estruturados, você pode garantir que todos os membros da equipe estejam estabelecendo metas quantificáveis e acompanhando o progresso com métricas consistentes.
Esta consistência garante que cada membro da equipe seja responsabilizado por suas metas e pelos objetivos da empresa.
O vídeo abaixo é bastante esclarecedor sobre o assunto:
Como desenvolver OKRs e por que são importantes
No cerne de qualquer processo de OKR bem-sucedido, está a necessidade de determinar os objetivos anuais, os resultados-chave e as métricas que acompanharão o sucesso.
Uma vez feito isso, você pode começar a estabelecer e rastrear suas metas para o ano e depois utilizá-las para os próximos anos.
Criar metas de curto, médio e longo prazo
Um dos primeiros passos no processo de definição dos OKRs é o estabelecimento de objetivos anuais e metas de longo prazo. Os objetivos anuais devem refletir a visão de 1 ano e as principais metas de sua empresa.
Em contraste, as metas de longo prazo são tipicamente estabelecidas de 3 a 5 anos e se destinam a impulsionar sua empresa em direção a seu objetivo final.
Uma vez estabelecidos objetivos anuais e metas de longo prazo, você pode passar a estabelecer resultados e métricas-chave para cada objetivo.
Um resultado-chave é um resultado quantificável que o ajudará a atingir seus objetivos anuais.
Por exemplo, se um de seus objetivos anuais for aumentar a receita, um de seus principais resultados poderá ser aumentar seu valor médio do pedido em 10% até o final do ano.
Identificar as métricas mais importantes
Depois de estabelecer objetivos anuais e resultados-chave, você pode passar a identificar as métricas que irão acompanhar seu progresso.
Há alguns fatores a serem levados em conta ao selecionar as métricas que melhor acompanharão seu progresso.
Primeiro, eles devem se alinhar aos seus objetivos anuais e às metas de longo prazo.
Além disso, eles devem ser relevantes para seu negócio e capazes de serem medidos de forma consistente.
Finalmente, as métricas devem rastrear tanto seus objetivos de curto como de longo prazo.
Por exemplo, se um de seus principais resultados for aumentar o tráfego para seu site, você deve rastrear métricas como número de novos visitantes, tempo médio no site, taxa de retorno e outras métricas relevantes.
Além disso, você também deseja rastrear métricas de longo prazo, como o número de visitantes que retornam e as taxas de click-through.
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Desenvolver OKRs não é uma tarefa rápida, mas é extremamente útil para qualquer negócio em qualquer estágio de crescimento.
Com metas e métricas estruturadas, qualquer membro da equipe pode acompanhar o sucesso de seus esforços e estrategizar seu futuro de forma eficaz.
Uma vez estabelecidos seus objetivos, você pode começar a estabelecer e rastrear suas metas para o ano e, então, utilizá-las para os próximos anos.
Embora haja muitas maneiras de abordar o estabelecimento de metas, poucas iniciativas são tão eficazes quanto as OKRs.
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