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Descubra agora como emitir nota fiscal sem erros
Emitir notas fiscais de forma devida é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal e para fortalecer a relação com os seus clientes
Todas as empresas, independente do porte ou do segmento, precisam emitir nota fiscal. Ela é importante para proteger tanto o cliente quanto o vendedor ou o prestador de serviços, devendo ser guardada por, no mínimo, 5 anos e informada na declaração do Imposto de Renda.
Nesse contexto, o erro na emissão ou a não emissão de notas fiscais podem trazer muitos problemas para o empreendedor, expondo seu negócio a multas e a outras penalidades.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para resolver seus problemas relacionados à nota fiscal. Vamos mostrar como emiti-la, os devidos cuidados que devem ser tomados e os problemas que ela pode causar.
Então continue a leitura e fique livre de problemas com a legislação!
Qual a função da nota fiscal?
A nota fiscal é um documento, com validade jurídica, de registro de operações de compra e de venda ou de prestação de serviços em uma empresa. Ela também deve ser emitida todas as vezes em que o seu empreendimento realizar algum tipo de movimentação de mercadorias e de produtos.
Mas qual a sua função?
As notas fiscais são utilizadas para comprovar o faturamento das empresas que são declaradas à Receita Federal. Ou seja, a partir delas, você consegue se proteger de possíveis problemas com o fisco e mantém seu empreendimento em conformidade fiscal.
O Governo Federal, por sua vez, poderá ter um maior controle da apuração de impostos, identificando se eles estão sendo recolhidos de forma devida ou se há irregularidades.
Além disso, a nota fiscal estabelece uma relação de confiança entre o vendedor ou o prestador de serviço e o cliente, tendo em vista que o cliente terá maior segurança em ser atendido por você, até mesmo por poder, em casos de vendas de produtos, realizar a troca da mercadoria.
Para saber um pouco mais sobre as notas fiscais, acesse os links abaixo:
- Devolver ou recusar NF-E: veja o que fazer ao identificar algum erro em sua emissão ou em seu recebimento;
- Você sabe o que são as notas frias e qual a penalidade prevista para essa prática? Saiba agora!
- Conheça as principais diferenças entre cancelamento, carta de correção e inutilização de notas fiscais. Confira!
Agora que você já sabe o que é uma nota fiscal e para que ela serve, é hora de saber como emiti-las. Acompanhe!
Como emitir nota fiscal?
O primeiro passo para a emissão de nota fiscal é obter a inscrição nos principais órgãos de registro, a saber:
- Junta Comercial para empresas em geral ou cartório para sociedades simples;
- Receita Federal;
- Prefeitura: para prestadores de serviços;
- Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado: para indústrias ou empresas comerciais.
É importante destacar que a maioria das prefeituras oferece sistema próprio para a emissão de notas fiscais eletrônicas.
Contudo, tratando-se da emissão de notas fiscais eletrônicas, também será importante ter o certificado digital para a assinatura digital desse documento.
Feito esse procedimento, basta acessar o sistema, preencher as informações solicitadas, conferir se tudo está correto e emitir a nota fiscal.
Lembre-se de conferir todas as informações e tenha o devido cuidado para que nada seja preenchido incorretamente a fim de evitar problemas com a Receita Federal.
Quais os problemas de não emitir nota fiscal ou de emiti-la com erros?
A não emissão de nota fiscal ou o seu preenchimento indevido podem gerar muitos problemas para o seu empreendimento. Afinal, as notas serão utilizadas para comprovar o faturamento do seu negócio na declaração do Imposto de Renda e, caso haja erros na declaração por informações divergentes e você não tenha como provar o seu faturamento, poderá pagar multas e até mesmo responder pelo crime de sonegação fiscal.
Então evite todos esses problemas e conte com o auxílio de especialistas para te ajudar em todo o processo de emissão e de registro de notas fiscais.
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