Ăndice
Neste artigo, leia sobre o 5G e de que forma ele atinge o usuĂĄrio.
O leilĂŁo do 5G aconteceu no ano passado e a tecnologia estĂĄ prevista para chegar ao Brasil na metade deste ano.
A próxima geração de rede de internet móvel traz a proposta de tornar as conexÔes muito mais råpidas e eståveis, permitindo que bilhÔes de dispositivos sejam conectados entre si e à internet simultaneamente.
Essa evolução vai além da velocidade com que iremos navegar pela internet e ajudarå a aumentar a produtividade, além de criar oportunidades para a criação de novos aplicativos e modelos de negócios, gerando também melhorias significativas em relação ao comportamento do consumidor.
“Nos prĂłximos anos, vamos testemunhar a verdadeira transformação digital no Brasil. Empresas ampliando o 5G, casas mais conectadas, novos modelos de negĂłcios impulsionados pela conectividade 5G, entre tantas outras inovaçÔes. A nova rede farĂĄ com que as empresas utilizem em larga escala o Big Data, Internet das Coisas, InteligĂȘncia Artificial, Realidade Aumentada, entre outras tecnologiasâ, comenta a sĂłcia e COO da Attri, Cristina Fragata.
Segundo a COO, isso permitirĂĄ a coleta de inĂșmeras informaçÔes e dados em tempo real, que atĂ© o momento sĂŁo coletados de forma isolada. âSerĂĄ um prato cheio para marcas, que agora poderĂŁo usar essas informaçÔes para melhorar a experiĂȘncia do cliente, aumentar o seu engajamento e a sua fidelidadeâ.
A especialista listou algumas tendĂȘncias que a tecnologia irĂĄ proporcionar na melhora da experiĂȘncia do usuĂĄrio em diversas ĂĄreas.
1- Atendimento automatizado
O atendimento automatizado â nĂŁo executado por humanos – poderĂĄ ganhar mais espaço no Brasil e deve transformar a experiĂȘncia do cliente. Com o 5G, serĂĄ possĂvel realizar coleta de dados do usuĂĄrio, identificar suas demandas e oferecer experiĂȘncias personalizadas. Essa coleta ocorrerĂĄ de maneira mais veloz e em maior volume.
Como resultado, empresas conseguirĂŁo automatizar seu atendimento, otimizando o customer experience com o marketing, venda e pĂłs-venda. âDados sobre hĂĄbitos e padrĂŁo de consumo criam experiĂȘncias mais assertivas. Aplicativos, sites e um marketing orientado para as necessidades do usuĂĄrio fidelizam clientes e o preparam para a prĂłxima compraâ, comenta Fragata.
2- Machine learning e InteligĂȘncia artificial
Machine learning e AI poderĂŁo no futuro se beneficiar com a chegada do 5G, jĂĄ que podem ser usadas em diversos cenĂĄrios: para apoiar estratĂ©gias de segurança, automatizar pagamentos, otimizar a jornada e o relacionamento com o cliente, alĂ©m de melhorar performance nas operaçÔes, como gestĂŁo de funcionĂĄrios, estoque e logĂstica.
3- Reconhecimento facial em diversas ĂĄreas
Essa Ă© uma tecnologia que permite inĂșmeras usabilidades, indo desde a questĂŁo de segurança atĂ© a modernização da jornada do cliente. Ao incorporar o recurso na experiĂȘncia de compra fĂsica ou online, as empresas podem implementar estratĂ©gias personalizadas.
Um dos principais desafios para aderir ao conceito – que jĂĄ Ă© utilizado em diversos lugares do mundo – Ă© acompanhar o nĂvel de conectividade exigido pelo modelo. Ă aĂ que o 5G se destaca.
4- Realidade aumentada e IoT no Varejo
Com a chegada do 5G, a Realidade Aumentada tem grande potencial de se popularizar, principalmente no varejo. Isso porque serĂĄ possĂvel realizar as ofertas dos varejistas de forma personalizada, permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes configuraçÔes, atĂ© mesmo em casa. Isso impulsionarĂĄ a tendĂȘncia de maior integração entre as compras fĂsicas e online e mudarĂĄ a forma como os consumidores se conectam com as marcas, refletindo diretamente na experiĂȘncia do consumidor.
âO varejo integrado reflete as soluçÔes de IoT que estĂŁo sendo aplicadas cada vez mais pelos e-commerces no Brasil. SerĂĄ possĂvel rastrear produtos por meio de etiquetas eletrĂŽnicas personalizadas com chips, por exemplo. Esse rastreio controla e informa, com dados em tempo real, quais sĂŁo os itens mais vendidos, a velocidade de giro, quantidade de estoque e mercadorias que vendem menos. Assim, fica mais fĂĄcil tomar a decisĂŁo certa durante o processo de venda e prever futuras transaçÔesâ, finaliza a especialista.
Fonte: ContĂĄbeis
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