Índice
Especialista em varejo aponta caminhos para o micro e pequeno empreendedor ampliar o faturamento com as vendas online.
Com o lançamento de tecnologias cada vez mais acessíveis e a expansão do mercado online no Brasil, cresce o número de lojas virtuais gerenciadas por micro e pequenos empresários.
Segundo a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, no país existem cerca de 1,59 milhão de lojas online, uma alta de 22,05%.
Além disso, os pequenos sites, representam 83,43% de todo e-commerce do Brasil. Com o maior número de lojas virtuais, também se acirra a competição pelas vendas.
De acordo com a Chefe de Experiência do Cliente da Loja Integrada, Marina Ballester, há uma série de ferramentas e ações que ajudam o empreendedor a ampliar a clientela mesmo com poucos recursos financeiros.
“Plataformas de e-commerce como a Loja Integrada, agregam recursos que ajudam o pequeno empreendedor a promover suas lojas. Estas ferramentas, aliadas a algumas estratégias de marketing, tornam o empreendedor mais visível a seu cliente”, explica Marina.
A especialista enumera abaixo algumas dicas para atrair novos clientes, converter a venda e fidelizar o consumidor.
Otimize seus produtos em sites de busca
Estar nas primeiras posições nos sites de busca – como o Google – é um dos itens mais importantes para ampliar a visibilidade da loja virtual.
“Investir na descrição dos produtos, da marca e da proposta do comércio eletrônico para o mercado faz diferença para otimização da loja no Google”, explica ela.
Integre sua loja virtual às mídias sociais
O Brasil já é o segundo país com mais usuários no Facebook, com 130 milhões de cadastros.
De acordo com uma pesquisa da Agência de Marketing digital, Sortlist, o brasileiro gasta, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, compartilhando fotos, histórias, marcas, produtos e, cada vez mais, sendo um influenciador na hora da compra.
Por isso, integrar a loja virtual às mídias sociais é uma ótima estratégia para atrair clientes.
Associe-se a comunidades de compra e venda
Associar a loja virtual a marketplaces como a Americanas e Mercado Livre também ajudam a conquistar novos consumidores.
“Existem mais de 900 mil famílias que vivem das vendas no Mercado Livre na América Latina e a plataforma está tornando este processo mais simples”, afirma Ballester.
Esteja em sites de comparação de preço
Divulgar os produtos da loja virtual em sites de pesquisa e comparação de preço amplia as possibilidades de venda.
Estes portais, como o Buscapé, Zoom, JáCotei, recebem milhares de acessos diários de potenciais compradores e têm ótima colocação na busca do Google.
Invista no visual da página
Uma simples melhora no aspecto visual de um estabelecimento pode ampliar o número de vendas. O mesmo vale para as lojas virtuais.
O layout da loja virtual influencia a decisão de compra do consumidor e traz credibilidade para o empreendimento.
“Além de possuir um visual atraente na página, investir em boas fotos torna a loja virtual mais interessante”, acrescenta a Chefe de Experiência do Cliente.
Amplie as formas de pagamento
“Quanto mais opções de pagamento disponíveis, maiores são as chances de converter a venda”, explica Marina. Além de cartões de crédito e débito, pix e transferências, o boleto ainda é uma alternativa muito utilizada pelos consumidores brasileiros.
Seja transparente nas informações e transmita segurança
Os consumidores online estão cada vez mais exigentes e atentos aos critérios de segurança das lojas virtuais, por isso, possuir conexão criptografada (HTTPS) nas páginas de check-out e certificado digital são exigências do mercado e ajudam na decisão da compra.
Além disso, as novas regras em vigor para o comércio eletrônico prometem atrair novos consumidores virtuais.
“O empreendedor virtual deve deixar aparente na página informações como CNPJ, endereço e contatos do vendedor. Estas informações trazem mais credibilidade na hora da compra”, aponta Marina.
Invista em promoções
Promoções sazonais esquentam as vendas e fazem com que os consumidores retornem a sua loja virtual para novas aquisições.
Toda ação é bem-vinda, como: desconto relâmpago nas redes sociais, frete grátis, compre 1 e leve 2, criação de cupons de descontos, distribuição de brindes, condições especiais para aniversariantes, entre outras possibilidades para aumentar as vendas.
Cuidado com o estoque e a entrega
É extremamente frustrante comprar um produto e depois ser informado da sua indisponibilidade no estoque.
Utilizar uma plataforma que o ajude a controlar o estoque e garantir a entrega no prazo acordado é indispensável para fidelizar os clientes.
Comunique-se
Acompanhe os relatórios de vendas e interaja com seu cliente. Informe lançamentos, promoções e solicite avaliação do seu produto.
Conversar com seu cliente é fundamental para torná-lo um embaixador da sua marca.
Fonte: Contábeis
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da BPower.
Nosso foco é auxiliar empresários e pequenos comércios que ainda não podem contar com um setor específico a terem uma administração financeira o mais profissional possível.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar o formulário de contato.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!