Ăndice
Especialista em varejo aponta caminhos para o micro e pequeno empreendedor ampliar o faturamento com as vendas online.
Com o lançamento de tecnologias cada vez mais acessĂveis e a expansĂŁo do mercado online no Brasil, cresce o nĂșmero de lojas virtuais gerenciadas por micro e pequenos empresĂĄrios.
Segundo a 7ÂȘ edição da pesquisa âPerfil do E-Commerce Brasileiro”, no paĂs existem cerca de 1,59 milhĂŁo de lojas online, uma alta de 22,05%.
AlĂ©m disso, os pequenos sites, representam 83,43% de todo e-commerce do Brasil. Com o maior nĂșmero de lojas virtuais, tambĂ©m se acirra a competição pelas vendas.
De acordo com a Chefe de ExperiĂȘncia do Cliente da Loja Integrada, Marina Ballester, hĂĄ uma sĂ©rie de ferramentas e açÔes que ajudam o empreendedor a ampliar a clientela mesmo com poucos recursos financeiros.
âPlataformas de e-commerce como a Loja Integrada, agregam recursos que ajudam o pequeno empreendedor a promover suas lojas. Estas ferramentas, aliadas a algumas estratĂ©gias de marketing, tornam o empreendedor mais visĂvel a seu clienteâ, explica Marina.
A especialista enumera abaixo algumas dicas para atrair novos clientes, converter a venda e fidelizar o consumidor.
Otimize seus produtos em sites de busca
Estar nas primeiras posiçÔes nos sites de busca â como o Google – Ă© um dos itens mais importantes para ampliar a visibilidade da loja virtual.
“Investir na descrição dos produtos, da marca e da proposta do comĂ©rcio eletrĂŽnico para o mercado faz diferença para otimização da loja no Googleâ, explica ela.
Integre sua loja virtual Ă s mĂdias sociais
O Brasil jĂĄ Ă© o segundo paĂs com mais usuĂĄrios no Facebook, com 130 milhĂ”es de cadastros.
De acordo com uma pesquisa da AgĂȘncia de Marketing digital, Sortlist, o brasileiro gasta, em mĂ©dia, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, compartilhando fotos, histĂłrias, marcas, produtos e, cada vez mais, sendo um influenciador na hora da compra.
Por isso, integrar a loja virtual Ă s mĂdias sociais Ă© uma Ăłtima estratĂ©gia para atrair clientes.
Associe-se a comunidades de compra e venda
Associar a loja virtual a marketplaces como a Americanas e Mercado Livre também ajudam a conquistar novos consumidores.
âExistem mais de 900 mil famĂlias que vivem das vendas no Mercado Livre na AmĂ©rica Latina e a plataforma estĂĄ tornando este processo mais simplesâ, afirma Ballester.
Esteja em sites de comparação de preço
Divulgar os produtos da loja virtual em sites de pesquisa e comparação de preço amplia as possibilidades de venda.
Estes portais, como o BuscapĂ©, Zoom, JĂĄCotei, recebem milhares de acessos diĂĄrios de potenciais compradores e tĂȘm Ăłtima colocação na busca do Google.
Invista no visual da pĂĄginaÂ
Uma simples melhora no aspecto visual de um estabelecimento pode ampliar o nĂșmero de vendas. O mesmo vale para as lojas virtuais.
O layout da loja virtual influencia a decisĂŁo de compra do consumidor e traz credibilidade para o empreendimento.
âAlĂ©m de possuir um visual atraente na pĂĄgina, investir em boas fotos torna a loja virtual mais interessanteâ, acrescenta a Chefe de ExperiĂȘncia do Cliente.
Amplie as formas de pagamentoÂ
âQuanto mais opçÔes de pagamento disponĂveis, maiores sĂŁo as chances de converter a vendaâ, explica Marina. AlĂ©m de cartĂ”es de crĂ©dito e dĂ©bito, pix e transferĂȘncias, o boleto ainda Ă© uma alternativa muito utilizada pelos consumidores brasileiros.
Seja transparente nas informaçÔes e transmita segurançaÂ
Os consumidores online estĂŁo cada vez mais exigentes e atentos aos critĂ©rios de segurança das lojas virtuais, por isso, possuir conexĂŁo criptografada (HTTPS) nas pĂĄginas de check-out e certificado digital sĂŁo exigĂȘncias do mercado e ajudam na decisĂŁo da compra.
Além disso, as novas regras em vigor para o comércio eletrÎnico prometem atrair novos consumidores virtuais.
âO empreendedor virtual deve deixar aparente na pĂĄgina informaçÔes como CNPJ, endereço e contatos do vendedor. Estas informaçÔes trazem mais credibilidade na hora da compraâ, aponta Marina.
Invista em promoçÔes
PromoçÔes sazonais esquentam as vendas e fazem com que os consumidores retornem a sua loja virtual para novas aquisiçÔes.
Toda ação é bem-vinda, como: desconto relùmpago nas redes sociais, frete gråtis, compre 1 e leve 2, criação de cupons de descontos, distribuição de brindes, condiçÔes especiais para aniversariantes, entre outras possibilidades para aumentar as vendas.
Cuidado com o estoque e a entregaÂ
à extremamente frustrante comprar um produto e depois ser informado da sua indisponibilidade no estoque.
Utilizar uma plataforma que o ajude a controlar o estoque e garantir a entrega no prazo acordado é indispensåvel para fidelizar os clientes.
Comunique-se
Acompanhe os relatórios de vendas e interaja com seu cliente. Informe lançamentos, promoçÔes e solicite avaliação do seu produto.
Conversar com seu cliente Ă© fundamental para tornĂĄ-lo um embaixador da sua marca.
Fonte: ContĂĄbeis
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