Índice
Entenda como funciona a declaração de Imposto de Renda 2022
Por se tratar de uma obrigação para pessoas físicas e jurídicas, é preciso aprofundar os conhecimentos e entender como a declaração de Imposto de Renda 2022 deve ser enviada. Leia o nosso artigo e saiba tudo agora!
O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal que incide sobre rendimentos de pessoas físicas e jurídicas.
Todos esses impostos recolhidos servem para melhorar o serviço público do país.
As empresas devem declarar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e os cidadãos precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Vale lembrar que há pessoas jurídicas e pessoas físicas que são isentas de declarar o IR.
Neste artigo, vamos te explicar como funciona esses dois tipos de declaração de Imposto de Renda 2022.
Continue a leitura e confira.
Declaração de Imposto de Renda 2022: entenda a diferença entre IRPF e IRPJ
Como funciona o IRPF?
Anualmente, as pessoas físicas precisam declarar o IRPF. Para isso, é preciso separar todos os documentos necessários e acessar o site da Receita Federal para enviar as informações.
O IRPF é um imposto cobrado sobre a renda das pessoas físicas, e o valor muda conforme os rendimentos. Nesse caso, quem recebe mais, precisa pagar mais impostos.
Há pessoas que não são obrigadas a fazer a declaração de IRPF, como pessoas com renda anual menor do que a estabelecida por lei, aposentados, assalariados, portadores de HIV, cardiopatia grave, entre outras doenças graves estabelecidas por lei.
Como funciona o IRPJ?
O IRPJ é um imposto pago pelas empresas domiciliadas no país.
Para fazer a declaração, é necessário acessar o site da Receita Federal e baixar um software específico para realizar todos os procedimentos.
Dessa forma, ter um contador é fundamental para garantir que a declaração seja feita corretamente.
É preciso seguir as regras para o envio da declaração. Elas variam de acordo com o regime tributário adotado pela sua empresa, que pode ser: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Declaração de IRPJ: regimes tributários
Vale lembrar que o valor cobrado pelo IR varia de acordo com os rendimentos da empresa. Além do crescimento patrimonial, que também deve ser informado.
Portanto, o valor tributado da renda tem base no lucro das empresas que estão enquadradas no regime tributário: Lucro Presumido ou Lucro Real.
Para esses dois regimes, é necessário pagar uma alíquota de 15% sobre esse valor.
Pessoas jurídicas enquadradas no Simples Nacional têm o valor tributado recolhido junto a outros impostos em um documento chamado Documento de Arrecadação do Simples (DAS).
Neste modelo tributário, o valor depende da atividade e faturamento da empresa.
No Lucro Real, o Imposto de Renda é calculado com base no lucro efetivo da empresa. Ou seja, se houver prejuízo, não é necessário pagar o IR.
E no Lucro Presumido, o imposto é calculado através do percentual determinado pela Receita Federal sobre a atividade da empresa em cima do seu faturamento.
Dessa forma, é fundamental estar atento ao percentual, pois varia de acordo com as atividades do negócio.
Somente um profissional contábil devidamente qualificado e experiente poderá auxiliar no envio da declaração e evitar que a sua empresa tenha complicações junto à Receita Federal.
Conte com a BPower para te ajudar com os assuntos tributários da sua empresa.
Nós, da BPower, somos uma empresa de terceirização financeira que tem o foco em auxiliar os empresários e pequenos comércios.
Dessa forma, podemos realizar a declaração de Imposto de Renda da sua empresa corretamente, além de oferecer outras soluções efetivas para o seu negócio.
Se você precisa de mais informações ou serviços relacionados a esse e outros assuntos, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas.
A BPower pode te ajudar!
Contratar um profissional para me auxiliar a realizar a declaração do meu IR 2022!