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5 passos para montar um plano de negócios para a sua empresa: planeje o futuro!
Aprenda a estruturar um plano de negócios para sua empresa ter a direção correta para alcançar seus objetivos e sucesso no mercado
O plano de negócios serve como um roteiro para os empresários ao embarcarem em sua jornada. Ele delineia os objetivos do empreendimento e mostra os caminhos para atingi-los.
É também utilizado por empresários que desejam expandir suas operações existentes ou iniciar uma nova unidade de negócios. Este documento pode ser usado para planejar quaisquer mudanças importantes em uma empresa, como lançar um novo produto, oferecer um serviço ou abrir uma franquia.
Com foco no desenvolvimento da sua empresa, trazemos mais conteúdos importantes para planejar seu negócio:
- Relatórios financeiros: a chave para o sucesso do planejamento empresarial
- Planejamento financeiro: como aplicá-lo na sua empresa
Desenvolver este tipo de hábito de planejamento é sempre benéfico e tem resultados positivos.
Quer saber como montar o seu plano de negócios sem complicações? Então leia este artigo até o fim para ver como elaborar o seu plano de negócios em 5 passos.
Como estruturar um plano de negócios
O plano de negócios é uma ferramenta importante para mostrar o caminho a ser seguido, muitas vezes pode parecer complexo e extenso, por isso, separamos os passos do plano em apenas 5 tópicos!
1- Sumário executivo
Entenda que essa etapa é muito mais que uma apresentação básica. Ao contrário, essa é uma parte imensamente crucial! Ela deve incorporar os dados da empresa, basicamente, como a empresa é formada e funciona.
Ele deve incluir uma visão geral dos principais pontos relativos à empresa: a área, seu nicho, a estrutura jurídica e regime tributário, que a empresa fornece, assim como metas e objetivos e quaisquer outros detalhes relevantes que demonstrem o que pretende alcançar e conquistar no mercado.
2- Estudo de todos os componentes do mercado
Um ambiente comercial é composto por 3 principais áreas. Mercado externo, público e ambiente interno da empresa. Desse modo, eles se conectam, portanto, a análise do mercado deve envolver outros fatores, como o público alvo e o comportamento da organização em relação à sua concorrência.
Cada um deles desempenha um papel importante no funcionamento da empresa e tem seus próprios pontos fortes e fracos. Sendo de fundamental importância o seu entendimento amplo para o desenvolvimento do plano de negócio.
3- Análise da viabilidade
Esta seção definirá os passos necessários para atingir as metas da empresa, com a definição de sua missão, visão e valores.
A sigla SWOT significa as palavras inglesas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e em português é conhecida como “análise FOFA”. Esta ferramenta é utilizada para avaliar o ambiente interno e externo de uma empresa, com a intenção de descobrir caminhos para a expansão do mercado.
Ela também serve para maximizar o funcionamento do mercado, avaliando tanto as oportunidades quanto as ameaças que envolvem as ações tomadas.
4- Planejamento triplo
O estágio de planejamento triplo é essencial para o plano de negócio. Ela inclui:
- Plano operacional – A fase do plano operacional destina-se a descrever a maneira pela qual o negócio funcionará, reconhecendo tanto a demanda por produtos e serviços quanto a capacidade de fabricação da organização.
- Plano de marketing – Depois disso, você precisará criar um plano de marketing de sua marca e produto. Isso envolverá o desenvolvimento de uma estratégia de como você anunciará seu item ou serviço no mercado.
- Plano financeiro – A parte final do plano de negócios delineia os custos estimados, investimentos, quaisquer ações, capital necessário e todos os detalhes com relação à renda e retornos iniciais da organização.
5- Execução, análise e correção
Para dirigir o planejamento estratégico, é essencial estabelecer metas e objetivos diários. Medir as realizações no final de cada período e avaliá-las em comparação com as expectativas. Estas informações podem ser usadas para criar métricas para determinar como a empresa está se saindo.
Nunca se deve parar de avaliar o pano e ajustá-lo. Para planejar para o futuro, é vital examinar e reavaliar constantemente as escolhas.
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